O segundo ponto para o sucesso do treinamento de corrida

Esse segundo ponto, para maioria dos treinadores e estudantes passa despercebido, eles tem pouco tempo para pensar nesses detalhes, mas eles fazem toda a diferença para quem esta começando a correr.

Leia o primeiro ponto

Caminhar é o começo para a corrida, mas no meio disso tem uma coisa chamada “trotar”.

Obviamente que, muitas pessoas gostariam de correr… então decidem fazer isso! Colocam um novo tênis, uma roupa e saem na rua para realizar a tão famosa corrida… e 3 minutos depois já está pensando, que péssima escolha que fiz.

Bem o problema não é a corrida e sim como você começou a coisa toda. É exatamente nesse momento que entra o conhecimento profissional!

Sendo assim, profissional de educação física entra com tudo para avaliar, prescrever e acompanhar seu treinamento para que você fique feliz e consiga realizar o seu objetivo, correr!

Você que é treinador ou estudante de educação física gostaria de saber prescrever treinamentos aeróbio?

Sendo assim, vamos aos pontos, um tênis novo não é a melhor escolha… tentar correr com um tênis novo é legal para uma foto para redes sócias, mas pouco funcional… você nem corre ainda e quer ter um tênis novo para corrida?

Por que não tenta com os seus tênis antigos? E para que sair correndo?

Dessa forma, se você é um professor ou treinador essa é uma dica de ouro… comece com seu aluno caminhando… dependendo da situação do resultado da nossa anamnese eu sugeriria até engatinhar (brincado) … mas um ótimo começo são caminhadas leves que podem ser divididas por períodos menores, por exemplo;

Portanto, caminhe 5 minutos e alongue um pouco… faça mais 5 minutos e mais uma sessão de alongamentos… agora arrisque quem sabe trotar 1 minuto, sim pequenos saltos em sequência e volte a caminhar… use o trote como forma de aumentar a progresso de intensidade do treinamento.

Eis o “jump of the cat”

Dessa forma, essas oscilações de intensidade, que quando são bem usadas, vão acelerar o processo de corrida. Até atletas de alto rendimento usam essa oscilações, claro que as intensidades ajustadas conforme a condição física, sedentários seguem esse exemplo que dei, já atletas vão fazer intensidades que podem passar dos 100% do aeróbio.

Esse método é conhecido como jogo de intensidades e foi desenvolvido na Suécia na década de 30. Existem muitos outros métodos e maneiras de começar a correr, mas o mais interessante disso é que existe muita ciência por traz disso tudo.

Sabendo disso que montei um curso sobre o assunto para te ajudar a compreender melhor toda a avaliação, prescrição, métodos, adaptações e muito mais!

curso aeróbio
Aprenda avaliar e prescrever treinos aeróbios

Leia sobre o primeiro ponto do sucesso da avaliação e prescrição do treinamento aeróbio.

>>>Clique aqui<<<

Abraço!

Dr. Andre Lopes – PhD em Ciências do Movimento Humano – UFRGS

Dr. Andre Lopes

Professor universitário - escritor - cientista com mais de 35 artigos publicados nacionais e internacionais, autor de 2 livros e ministrante de mais de mil cursos de extensão, especialização e certificações internacionais.

TREINAR MUITO FAZ SER RUIM!

You have successfully subscribed to the newsletter

There was an error while trying to send your request. Please try again.

Blog ProFitBox will use the information you provide on this form to be in touch with you and to provide updates and marketing.