Metabolismo Lento e Emagrecimento

“Meu metabolismo é lento, por isso que não emagreço”.

Será mesmo?

Geralmente quem fala isso está errado! Contudo, podemos discutir algumas questões sobre metabolismo, emagrecimento e desempenho.

Por acaso, você já ouviu falar das proteínas desacopladoras?

As UCPs (uncoupling protein) são estruturas que se localizam na membrana interna da mitocôndria com função de desviar os prótons H+ (hidrogênio) e seus elétrons do espaço Intermembranas, para a matriz mitocondrial. A consequência do desvio é a maior produção de calor e menos síntese de ATP (adenosina trifosfato).

O objetivo da UCP é proporcionar uma alternativa para translocar prótons da membrana interna para matriz mitocondrial, gerando calor e inibindo a formação de ATP. Esse caminho resulta em maior oxidação de substrato energético, gerando calor e diminuindo a síntese de ATP, ocasionando mudanças na temperatura corporal, gasto energético e, por fim, na massa corporal.

Saiba mais sobre metabolismo energético…

Mas será que é apenas por isso que talvez as pessoas não estejam conseguindo emagrecer?

A primeira UCP foi descoberta em 1976. Encontrada exclusivamente no tecido adiposo marrom (TAM), a UCP-1 está diretamente associada à termogênese.

Atualmente, já foram descobertos ao menos cinco tipos de UCPs: UCP-1, UCP-2, UCP-3, UCP-4 e UCP-5. Cada qual com suas respectivas localizações e características.

A atuação das UCPs está relacionada ao desacoplamento, ou seja, na síntese apenas de ATP. A atuação da UCPs (2, 3, 4 e 5) ocorre a nível hepático, adiposo (TAB), muscular, circulatório (coração) e cerebral. Essas proteínas são altamente dependentes de ácidos graxos.

Caso não haja disponibilidade destes, o desacoplamento não ocorre.

Resumindo…

Faça o curso de Fisiologia Humana no site Isulbra

↑ expressão de UCP = ↑ produção de calor

↑ produção de calor = ↓ produção de ATP

↓ produção de ATP = ↓ menos radicais livres

 

Exercícios em jejum = ↑ oxidação ácidos graxos

↑ oxidação ácidos graxos = ↑ expressão de UCP

↑ expressão de UCP = ↑ produção de calor

Quando pensamos em emagrecimento, se a pessoa tem mais UCPs, quando é sedentário, significa que está gastando mais energia na forma de calor, para uma mesma intensidade do que um atleta, ou seja, sua produção de energia é ineficiente.

Quanto mais treinado a pessoa for, menor será o gasto calórico proveniente do calor.