Como ler, entender e criticar informações científicas e não científicas?!

Como ler, entender e criticar informações científicas e não científicas?!

Olá, meu seguidor e leitor!

Resolvi escrever esse texto para que possamos convergir mais entre as coisas aqui postadas. A grande maioria das informações aqui estão baseadas em dados, resultados analisados com muito cuidado para não levar informações precipitadas para você, meu leitor.

Uma pequena parcela que aqui está passa a entender que o que escrevo é uma opinião e que a ciência é baseada em “pontos de vista”. Veja bem, essa é uma percepção equivocada. A sua vida não é ou não deveria estar fundamentada em opiniões ou em pontos de vista, mas ser conduzida por meio de dados concretos. Eu concordo que às vezes a dureza estatística pode ser algo bem ruim na interpretação das coisas. Este é outro ponto interessante que alguns usam para argumentar contra a tomada de decisões baseadas em dados científicos.

A ciência de verdade não tem compromisso com o certo ou errado, ela é apenas a tradução dos fenômenos da natureza… E esse ponto é interessante… Quando descrevemos a natureza não estamos buscando o certo ou errado, apenas se tenta desenhar ou transcrever o que esta acontecendo. E muitas vezes, essa descrição depende de vários fatores que fogem do controle e da capacidade dos próprios métodos de análise.

Quer um exemplo?

Ao olhar para o céu em uma noite de lua cheia, provavelmente você enxergará um desenho na face da lua. Quando menor, me disseram que era um coelho que morava lá, desde então eu passei a enxergar essa imagem ao contemplá-la. Essa era minha visão sobre uma situação pré-formatada por uma opinião de alguém mais velho que me disse: Veja! Na lua tem um coelho. Ele mora lá!

Isso pode ser chamado de erro ou uma visão pouco precisa da realidade?

Vejamos!

Se você usar uma luneta ou telescópio vai perceber que as formas aleatórias na superfície da lua é que são responsáveis por imprimir a formação de tais desenhos que podem se figurar dependendo de suas crenças.

Esse exemplo nos permite voltar para a questão de opinião.

Se você é religioso, você tem mais chance de ver na superfície da lua o quê?

Um coelho ou uma divindade que acredita?

Isso é exatamente a opinião… Substantivo feminino que traduz a forma de ver o mundo baseada em vivências individuais, crenças e estado de humor. Essa definição já descaracteriza completamente a possibilidade de usarmos ela como forma argumentativa adequada para tomada de decisões profissionais ou de vida.

Então, como vou usar a opinião de alguém para decidir sobre conduta profissional ou decisões da minha vida se tal argumento é baseado em situações vivenciadas e estado de humor de outra pessoa?

Leia também sobre aprender ciência 

Vou dar um exemplo mais claro e duro!

Muitos justificam como certo o ponto de vista de pessoas que são atletas, ou foram, dizendo que só sabe sobre o assunto quem o vivenciou. Isso é uma das maiores bobagens ditas por pessoas que desconhecem o que é ser profissional. Serei pragmático: se você estiver buscando informações concretas baseadas em dados sérios, não busque opinião, busque quem entende de ciência, de resultados testados que podem sim ajudar a melhorar sua vida. Hoje toda a sociedade séria trabalha com bigdata, com coleta de informações e dados que possam gerar mais assertividade nas decisões.

Mas você ainda esta buscando opiniões de atletas que tem experiência de vida na área?

Por favor! Você precisa rever seus conceitos e parar de acreditar nessas teorias baseadas em pontos de vista dos outros. Inclusive, nem acredite na minha. Leia o texto e pense sobre isso. Mas isso só vai acontecer se tiver condições de alcançar o objetivo maior desse texto, que é o de te tirar do mundo escuro do achismo e lhe aproximar da ciência.

Para começar, faça o bem para seus amigos, marque-os nessa postagem e compartilhe esse texto. Mais gente precisa entender sobre Ciência, Opinião e o Coelho que mora na Lua!

Faça um dos meus cursos online www.isulbra.com.br 

Att. Dr. Andre Lopes me segue no insta @dr.andrelopes