Dicas infalíveis para publicar seu primeiro artigo

Chegou a hora de escrever seu primeiro artigo? Siga essas dicas para não se perder!

Escolha do assunto

Esse é o primeiro passo. Procure identificar, na sua área de estudo, o que parece ser mais interessante. Com o tema definido, faça uma busca em um site especializado para achar suporte técnico para o texto. Investigue o que tem saído de novo e quais são os pontos fortes e fracos da ideia. Ao escrever um artigo precisamos nos posicionar, e não fazer média!

Conteúdo

A regra geral ao escrever é: você deve dizer para o leitor o que você quer dizer. Ou seja, não enrole! Após uma pequena introdução envolvente (conte uma história), vá para sua argumentação (artigo científico que dá sustentabilidade para ideia ou tese). Use tabelas e gráficos do artigo original – mas só quando necessário! Colocar um gráfico que nem você entende não ajuda o leitor.

Saiba também Essa dica você não esperava sobre treinamento

Estrutura

1. Introdução: É o que coloca o seu trabalho em um contexto para que leitores que não são da área possam ver se estão ou não interessados no paper. Na escrita, evite a voz passiva e use parágrafos curtos e que contenham somente uma ideia. A introdução deve conter os seguintes itens:

– Contextualização;
– Resultados de trabalhos anteriores;
– Questões em aberto, restrições e limitações;
– Estado da arte;
– Importância do seu trabalho.

2. Objetivo

3. Metodologia

4. Resultados

5. Conclusão: (a) do autor do artigo usado para o texto; (b) sua conclusão e opinião pessoal sobre o assunto. Esse é o momento de enfatizar os resultados, fazer uma reinterpretação e descrever as implicações para sua área prática. Ao ler seu artigo, as pessoas querem a sua interpretação sobre o assunto. Seja rápido, bem humorado e ácido.

A estrutura da conclusão deve conter os seguintes itens:

– Principais resultados;
– Interpretação dos resultados principais;
– Contribuição para sua área de pesquisa;
– Perspectivas futuras (se precisar e for importante,vai sugerir que o artigo usado está incompleto).

Curso online sobre “Como fazer palestras matadoras”: clique aqui!

Imagens

Escolha uma imagem legal para colocar no artigo. – seu cérebro percebe 60.000,00 vezes mais rápido uma imagem do que palavras. Use uma para chamar atenção dos seus leitores.  

Dica final

Lembre-se que a prática leva a perfeição – Escreva, leia, reescreva e publique – o feito é melhor que o perfeito.

Att. Dr. Andre Lopes – PhD em Ciências do Movimento Humano