Aprender ciência na educação física

Aprender ciência é difícil em todas as áreas, e isso não significa que a culpa seja sua e muito menos da ciência. Vamos rever algumas coisas sobre aprender. O processo de aprendizagem é algo envolvente e interessante, mas nem sempre a ciência é apresentada dessa forma para as pessoas. Muitos cientistas não se preocupam em falar com uma linguagem mais acessível porque partem do princípio de que a ciência é importante só por ser ciência.

Um grande erro! Como gostar do que não se entende?

Certa vez, uma professora me disse: “você precisa ler para ter conhecimento. Saber as coisas te torna uma pessoa mais interessante e todos querem conversar e conviver com pessoas interessantes”.

Bingo!  

Vejo por aí que muitos cientistas/professores pecam exatamente nessa função. É preciso incentivar a leitura sem assustar o leitor. A ciência deve ser ensinada aos poucos, progressivamente, com textos fáceis de entender, de forma que a dificuldade aumente conforme o próprio interesse do aluno. Nesse momento, a régua sobe e aprofundamos o conhecimento.

Leia também Treinamento cardiovascular e os benefícios de pular corda

Vamos lá…

Quantas vezes você parou para ler sobre hipertrofia e treinamento por não entender os conceitos?

Complica-se muito sobre esses processos. E o que precisamos é justamente o contrário.

Aliás, a falta de didática é apenas um ponto que precisa ser visto com atenção. O que falar sobre os conteúdos sem fundamentação científica? Isso é grave. A luta de alguns profissionais em fazer com que, por meio da ciência, se tenha informação verdadeira e transparente tem sido abalada pela conduta desonesta e meramente comercial de certos “doutores”. Infelizmente, todos os dias aparecem novas publicações distorcendo resultados, com interpretações tendenciosas e meramente comerciais sobre artigos científicos.

Isso impacta diretamente no ensino e aprendizagem. Por isso, fique atento e procure basear sua alfabetização científica em conteúdo de confiança. Busque conhecimento acessível, claro, direto. Não é impossível aprender ciência na educação física, você só precisa escolher o caminho certo.

Quer saber como fazer Palestras matadoras? Conheça meu curso online no site Isulbra!

Att. Dr. Andre Lopes – PhD em Ciências do Movimento Humano