3 X 10 cresce e 3 X 15 define… vamos pensar sobre isso?

3 X 10 cresce e 3 X 15 define… vamos pensar sobre isso? Quando falamos de treinamento físico, entramos em uma área onde muito senso comum é usado. Claro que isso tem melhorado. Poucos sabem, mas meu início foi dentro das salas de musculação, até hoje presto o serviço de consultoria de treinamento. Eu fui então estudar para entender o que estava me atormentando, saber de onde vinham as coisas e, quem sabe, ajudar um pouco a área. Eu me perguntava, de onde vem a ideia de que é possível emagrecer e hipertrofiar ao mesmo tempo? Isso eu já respondi no meu canal do youtube, no final desse post vou deixar o link para você.

O senso comum é algo que, via de regra, passa a ser “verdade” por repetição e não por vias de fato. Muito se fala sobre emagrecer, hipertrofia, sobre definição muscular e como alcançar isso. Sem dúvida alguma você já se perguntou sobre essas coisas e como elas realmente acontecem.

Vou ajudar você , mas preciso que pense muito claramente e acompanhe cada palavra escrita aqui… ao final você vai poder tomar suas próprias conclusões.

Essa é uma postagem que vem mais para pensarmos, buscarmos alguns conceitos básicos e assim termos uma linha de raciocínio. Sendo assim, vou fazer uma pequena introdução e irei trazer o questionamento.

As respostas ficam por conta de vocês, combinado?

Vamos revisar algo básico: a definição muscular é fruto da amostra visual da musculatura esquelética e seus detalhes. Para que possamos enxergar essa musculatura e seus detalhes temos que reduzir o que tem sobre a musculatura. Na frente da musculatura esquelética temos a gordura subcutânea e a pele. De maneira alguma sugiro que tire a pele, ela ajuda a nos proteger de vários problemas. Dessa forma, nos resta reduzir a gordura subcutânea. Concorda comigo? Quanto menor for a gordura na de baixo da pelo maior será a possibilidade de vermos o músculo e seus detalhes, correto?

Concordam comigo?

Menos gordura subcutânea permite ver melhor os músculos e seus detalhes, isso é um fato!

Sabendo disso, temos agora que entender que para reduzir a espessura da gordura subcutânea podemos reduzir ela com o emagrecimento, perder massa adiposa mesmo ou, aumentar a área muscular que ela está cobrindo (hipertrofia). se não entendeu essa parte, se está em dúvida sobre o que estou falando, vai gostar de ir no meu canal do youtube, lá que eu explico “como emagrecer e hipertrofia ao mesmo tempo” (lógico é um título sensacionalista) vai lá e assiste, isso não é possível de acontecer.

MICRO LESÕES NÃO EXPLICAM HIPERTROFIA, LEIA DEPOIS!

Para que haja o processo de emagrecimento, sabemos que devemos então reduzir as calorias da ingesta alimentar e aumentar o gasto calórico. Dessa forma, a definição muscular, é sempre uma relação de comer menos e gastar mais… espera, não é SEMPRE essa relação. Vamos por partes, essa de comer menos e gastar mais é a MELHOR RELAÇÃO!

Como assim, não estou entendo.

Essa é a hora que preciso que preste muito atenção, o que vou te fazer pensar vai mudar muita coisa no conceito básico de tudo que já aprendeu e o que esta lendo ou escutando por ai… então, cada palavra é fundamental!

Vamos ao questionamento;

Se um sujeito no momento A tem uma dieta de 2000kcal e faz 3 x 10 repetições em seus treinos (gasto energético é X) e no momento B ele tem uma dieta (igual) 2000kcal e faz 3 x 15 repetições (gasto energético Y). Se a única coisa que muda são as repetições, o volume de treino no momento A é menor que o volume de treino do momento B. Sendo assim, ele gasta mais calorias no momento B que no momento A. Concorda? Bem… se não concorda com essa parte que é mais básica vamos ter problemas de interpretação… mas o fato é que esse exercício de raciocínio não é para qualquer um, tem que conseguir pensar um pouco para entender… sim estou te desafiando… então deixa de ser preguiçoso e PENSA!

Se o gasto energético é maior no momento B (3×15) a gordura irá reduzir (mesma dieta com maior gasto energético) qual das estratégias poderá causar maior definição?

Faça a mesma analogia pensando agora na hipertrofia.

Se a quantidade de calorias é fundamental para que haja ganhos de hipertrofia, no momento A o gasto energético sendo menor, e no momento B o gasto energético sendo maior, em qual dos momentos teremos calorias sobrando para promover (maior chance) a hipertrofia?

Você entendeu?

Nos dois casos o que mudou foi o gasto calórico do treinamento, 3 x 10 gasta menos que 3 x 15 (se todos os outros parâmetros de treinamento estiverem iguais). Dessa forma, se a ingesta calórica for igual, quem gasta mais calorias perde mais gordura, menos gordura na frente do músculo maior chance de você ver os detalhes do músculo.

Então agora responda, 3 x 10 causa hipertrofia e 3 X 15 causa definição?

A resposta é SIM! Se o consumo calórico for igual nos dois momentos.

Sabe por que a maioria dos estudos não mostra essa relação (quando tentam fazer)? É por que o controle dietético é muito ruim ou o cálculo do gasto energético não é feito de maneira correta na hora de prescrever o treinamento.  As coisas passam a ser muito claras quando se tem a percepção de que a energia sobrando ou faltando vai desenhar os processos relacionados ao exercício físico, hipertrofia e emagrecimento. Claro que a deita é fundamental para potencializar os resultados, assim como os exercícios físicos bem prescritos são fundamentais para tal.

Sei que para muitos as relações podem ser difíceis de serem feitas, senso comum é difícil de se quebrar. Mas o papel de pessoas que são divulgadores científicos é exatamente ajudar na quebra desse tipo de senso comum. Basta pensar uma pouco e não ficar só repetindo as coisas, ficar apenas tentando parecer estudado. Eu mesmo tenho aprendido muitas coisas ao longo da carreira, e todas vezes que aprendo eu tento passar para vocês na foram de texto, live ou vídeo do youtube.

Muita gente não vai entender esse texto, muitos vão criticar esse texto… isso faz parte do processo… podem criticar, não entender, mas vão ter que pensar sobre esse processo todo… pode demorar um tempo, mas as coisas precisam mudar em nossa área… o senso comum, o corpinho sarado não podem ser maiores que o raciocínio científico, não se pode negar o óbvio.

Se quer ver mais coisas sobre isso e outros assuntos legais me segue no Instagram @dr.andrelopes e entra no meu grupo do telegram esse é o link https://t.me/joinchat/OdRw_hV1Do1A9BZqQ4dcaQ

Esse é o vídeo do meu canal do youtube que fala sobre emagrecer e hipertrofiar ao mesmo tempo >>> YOUTUBE<<<

Dr. Andre Lopes

Professor universitário - escritor - cientista com mais de 35 artigos publicados nacionais e internacionais, autor de 2 livros e ministrante de mais de mil cursos de extensão, especialização e certificações internacionais.

TREINAR MUITO FAZ SER RUIM!

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