O polêmico estudo PURE sobre gorduras e carboidratos

O polêmico estudo PURE sobre gorduras e carboidratos

“Consumir gordura faz bem à saúde”. Quem leu o estudo PURE (Prospective Urban Rural Epidemiology), publicado há um mês pela revista The Lancet, certamente deve ter se perguntado: será que todos estavam errados até hoje? As diretrizes alimentares sempre recomendaram baixo consumo de gorduras, principalmente as gorduras saturadas, que, segundo a Organização Mundial da Saúde, não devem ultrapassar 10% do total de calorias consumidas por dia. Uma dieta rica em gordura saturada aumenta o colesterol, sendo este um fator de risco para doença cardiovascular. Acontece Continue lendo

Sono e musculação

Sono e musculação

Descansar é um dos fatores mais importantes no processo de desempenho e melhora física para saúde. Em média, passamos 1/3 de nossas vidas dormindo. Se você viver até as 70 anos provavelmente irá passar 23 anos dormindo. Esse período de descanso tem que ser com boa qualidade, afinal todos nós sabemos o efeito de uma noite mal dormida. Alguns especialista dizem que noites mal dormidas são responsáveis por problemas graves de saúde, como hipertensão, problemas cardíacos e, claro, queda do desempenho físico. Mas como funciona Continue lendo

Fibras musculares do tipo 2B não existem em humanos

Fibras musculares do tipo 2B não existem em humanos

O ser humano sem dúvida alguma é fascinante. Somos curiosos e aprendemos com nossa curiosidade. Entretanto, alguns parecem não desenvolver toda a plenitude curiosa e de aprendizagem. Pensando nisso que acabo, muitas vezes, escrevendo sobre diversos assuntos que muitas vezes meus pares não se interessam. Sei lá se é falta de interesse ou curiosidade, algumas vezes confundo as duas. Para acalentar meu lado humano, digo minha curiosidade, venho lhes mostrar um artigo de 2001. Algo relativamente antigo você deve pensar. Mas o mais curioso é Continue lendo

Dieta ou exercício físico para emagrecer?

Dieta ou exercício físico para emagrecer?

Sim, você pode emagrecer fazendo “apenas” dieta. Mas, por quanto tempo é possível reduzir o conteúdo calórico sem afetar a vontade de comer mais? E o seu metabolismo, até quando ele se manteria alto sem apresentar adaptações de gasto energético para “proteger” você dessa grande restrição calórica? Temos uma visão bem reduzida dos fatos e simplista dos processos. Dizer que dieta é mais importante do que exercício pode parecer verdadeiro se pensarmos nos números. Não comer uma fatia de bolo que tem 500kcal é mais Continue lendo

Tire todas as suas dúvidas sobre o EPOC (consumo de oxigênio pós-exercício)

Tire todas as suas dúvidas sobre o EPOC (consumo de oxigênio pós-exercício)

Quando terminamos um exercício, nosso corpo precisa de mais oxigênio do que no início do treino. Esse consumo excessivo de oxigênio chama-se EPOC. A literatura (quando vista com olhos críticos) mostra que a diferença de gasto calórico durante o EPOC, quando comparada ao repouso, é baixa e de curta duração. Quando essa comparação passa a ser feita entre intensidades de exercício, a coisa fica mais estreita ainda. No estudo que vou mostrar hoje, cientistas japoneses analisaram se a massa livre de gordura poderia influenciar nos valores encontrados Continue lendo

Cinco coisas que você precisa saber sobre adaptações ao treinamento

Cinco coisas que você precisa saber sobre adaptações ao treinamento

Durante muito anos, apenas os treinadores profissionais, que preparam atletas para competições oficiais, tinham a necessidade de saber sobre treinamento físico em detalhes. Hoje, os tempos são outros e, para ser um profissional de sucesso, independente da área de atuação dent ro da educação física, é preciso investir em conhecimento e ter uma espécie de cinto de habilidades bem diversificado. Isso parece familiar? Quem lembra do famoso cinto de utilidades do Batman, o elemento sem superpoderes da Liga da Justiça? Nas horas difíceis, ele não Continue lendo

Esteroides Anabólicos Sintéticos

Esteroides Anabólicos Sintéticos

A testosterona já foi isolada, sintetizada e usada durante décadas, mas ainda gera muitas discussões sobre como realmente atua no aumento da massa muscular. Geralmente, a ação anabólica de todos os esteroides anabólicos é entendida apenas como ativação direta do receptor e aumento da síntese proteica. Portanto, aumentar a produção ou suplementação de testosterona seria suficiente para aumentarmos a massa muscular. E, de fato, esse é mesmo o motivador mais simples e básico do crescimento do músculo feito por todos os esteroides anabólicos. Mas será que Continue lendo

Método agonista-antagonista: o jeito certo de fazer

Método agonista-antagonista: o jeito certo de fazer

Bíceps e tríceps, quadrícipes e isquiotibiais, peito e costas são músculos agonistas e antagonistas que, estimulados em sequência no exercício físico, potencializam o tempo de treino. Esse método tem particularidades que precisam ser levadas em conta. Ele impõe ao organismo um grande acúmulo de metabólitos e uma intensidade relativa bastante alta. E, como trabalha com alto fluxo sanguíneo numa região específica do corpo, gera maior acúmulo metabólico, e pode ser muito interessante para fins de emagrecimento. + Faça nosso curso online: Aspectos Fisiopatológicos da Obesidade Continue lendo