Nozes são aliadas da saúde cardíaca

Nozes são aliadas da saúde cardíaca

Ceia de fim de ano nos faz lembrar de muitas coisas e se você pensou nas frutas oleaginosas acertou o assunto do texto de hoje. Castanhas, nozes, avelãs, amêndoas são importantes fontes de nutrientes e trazem muitos benefícios para a nossa saúde. Esses alimentos têm em torno de 60% de gordura insaturada, a chamada “gordura boa”, que atua como antioxidante e reduz o colesterol. Leia também Saiba por que a castanha portuguesa faz tão bem à saúde Entre as frutas oleaginosas, as nozes têm ganhado cada Continue lendo

Fazer aeróbico em jejum emagrece?

Fazer aeróbico em jejum emagrece?

Muita gente ainda se pergunta se o aeróbico em jejum, o AEJ, realmente potencializa a perda de gordura. Essa dúvida é comum e, por isso, o assunto vem sendo discutido e estudado há anos. O problema é que por aí você encontra todos os tipos de resposta. Tem quem diga que sim, outros dizem que não ou então que só funciona para determinados casos… Mas, primeiro, pense: antes de se perguntar sobre AEJ, será que essas pessoas sabem o efeito do exercício quando se está Continue lendo

Saiba por que a castanha portuguesa faz tão bem à saúde

Saiba por que a castanha portuguesa faz tão bem à saúde

A castanha portuguesa é uma grande aliada da saúde! Quer saber por quê? Leia essa entrevista da especialista em Nutrição Clínica e Esportiva, Andrea Bauermann. BENEFÍCIOS A castanha portuguesa tem como nome científico Castanea Sativa Mill, contém diferentes nutrientes que são muito importantes para a nossa saúde. O destaque entre esses nutrientes é para o amido, um carboidrato que tem absorção lenta na digestão e assim ajuda a controlar o açúcar no nosso organismo. Outro grande benefício da castanha são os aminoácidos que ela possui. Continue lendo

Exercícios de força reduzem o risco de morte por várias doenças

Exercícios de força reduzem o risco de morte por várias doenças

Exercícios de força Todo tipo de exercício faz bem para a saúde e ajuda na prevenção de doenças, mas um estudo recente da The University of Sydney, na Austrália, publicado no American Journal of Epidemiology aponta que especificamente o treinamento de força pode ter um papel importante na redução da mortalidade por doenças cardiovasculares e câncer, por exemplo. O interessante desse estudo é que ele discute novos benefícios trazidos pelos exercícios físicos que promovem força muscular. Até então, a maioria das descobertas relacionava mortalidade com Continue lendo

A bioimpedância é eficiente?

A bioimpedância é eficiente?

A avaliação da composição corporal faz parte das etapas do atendimento nutricional. A partir dela, é possível obter a quantidade de gordura e outro parâmetros do nosso organismo. Uma das formas de avaliação que têm aparecido com frequência nas clínicas, academias e, principalmente, nas redes sociais, é a bioimpedância elétrica (BIA) – um exame feito através da aplicação de uma pequena corrente elétrica pelo corpo. Existem diversos tipos de equipamentos de bioimpedância elétrica e são muitas as vantagens… A medição é rápida, não invasiva e Continue lendo

Dicas infalíveis para publicar seu primeiro artigo

Dicas infalíveis para publicar seu primeiro artigo

Chegou a hora de escrever seu primeiro artigo? Siga essas dicas para não se perder! Escolha do assunto Esse é o primeiro passo. Procure identificar, na sua área de estudo, o que parece ser mais interessante. Com o tema definido, faça uma busca em um site especializado para achar suporte técnico para o texto. Investigue o que tem saído de novo e quais são os pontos fortes e fracos da ideia. Ao escrever um artigo precisamos nos posicionar, e não fazer média! Conteúdo A regra Continue lendo

Você prefere fazer exercícios em grupo ou sozinho?

Você prefere fazer exercícios em grupo ou sozinho?

Uma pesquisa recente da University of New England, na Austrália, mostrou que exercitar-se em grupo é melhor do que treinar sozinho. Um estimula o outro, troca experiências e aí os resultados vão aparecendo. Mas não são resultados físicos não… O que o estudo diz é que treinar com outras pessoas diminui os níveis de estresse e melhora nossa qualidade de vida – ou seja, fala sobre os benefícios psicológicos e emocionais dos exercícios físicos. O trabalho foi publicado esse mês no The Journal of the Continue lendo

Existe diferença nas variações no leg press?

Existe diferença nas variações no leg press?

Pés mais altos ou baixos, juntos ou afastados, apontando para fora ou para dentro… Será que existe diferença se você variar a posição dos pés no exercício de leg press? Por Fernando Reiser Popularmente se diz que, ao colocar os pés mais altos numa plataforma de leg press, ativamos mais glúteo, e com os pés mais baixos ativamos mais quadríceps. Para resolver a questão é preciso lançar mão das evidências científicas a respeito disso. Escamilla et al. (2001) analisaram em dez sujeitos o posicionamento dos Continue lendo