Afinal, exercício em alta intensidade é bom ou ruim?

Afinal, exercício em alta intensidade é bom ou ruim?

Olá tudo bem? O HIIT é caracterizado por períodos em esforços de alta intensidade (VO2máx 80-95%) alternados com descanso passivo ou ativo, seu tempo total de treino é relativamente curto variando entre 5min, podendo chegar até 20min. O treinamento intervalado de alta intensidade despontou como a modalidade que resolveria todos os problemas estéticos, demonstrando benefícios fisiomorfológicos interessantes. Diversos estudos associam os exercícios de alta intensidade à melhor sensibilização da insulina, perda de tecido adiposo, hipertrofia muscular, incremento no condicionamento, tratamento de problemas articulares e até Continue lendo

Intolerância a lactose ou Disbiose?

Intolerância a lactose ou Disbiose?

Intolerância a lactose ou Disbiose?   Muitas pessoas sentem um desconforto ao ingerir alimentos ricos em lactose, esta é um carboidrato (açúcar), ou seja, um dissacarídeo composto por dois monossacarídeos, uma galactose e uma glicose. Por outro lado, a disbiose também conhecida como síndrome do intestino preso é o desiquilíbrio intestinal causando uma redução na capacidade de absorção dos nutrientes ingeridos através de nossa alimentação. Diferente do que a maioria das pessoas pensa, a lactose é benéfica para nosso corpo, atuando em processos como a Continue lendo

Metabolismo Lento e Emagrecimento

Metabolismo Lento e Emagrecimento

“Meu metabolismo é lento, por isso que não emagreço”. Será mesmo? Geralmente quem fala isso está errado! Contudo, podemos discutir algumas questões sobre metabolismo, emagrecimento e desempenho. Por acaso, você já ouviu falar das proteínas desacopladoras? As UCPs (uncoupling protein) são estruturas que se localizam na membrana interna da mitocôndria com função de desviar os prótons H+ (hidrogênio) e seus elétrons do espaço Intermembranas, para a matriz mitocondrial. A consequência do desvio é a maior produção de calor e menos síntese de ATP (adenosina trifosfato). Continue lendo

Você conhece o Ácido Ursólico (AU)?

Você conhece o Ácido Ursólico (AU)?

Olá tudo bem? Você conhece o Ácido Ursólico (AU)? Apesar de ele estar em alta agora, este composto orgânico é estudado há bastante tempo, porém atualmente tem-se descoberto outros benefícios e alimentos onde ele está presente. Pois bem, um grupo de pesquisadores do Texas administrou ácido ursólico (Em ratos, o ácido ursólico parece aumentar a quantidade de gordura marrom (gordura boa) e reduzir a branca (gordura ruim). ) após uma sessão de treinamento de força, constatando que sua ingestão aumenta a atividade do complexo 1 Continue lendo

Desalinhamento dos Ritmos Circadianos e seus Efeitos no Metabolismo

Desalinhamento dos Ritmos Circadianos e seus Efeitos no Metabolismo

O que são Ritmos Circadianos? Os ritmos circadianos endógenos existem em quase todos os processos fisiológicos e comportamentais, incluindo o metabolismo. Na fisiologia normal, o relógio circadiano central, localizado nos núcleos supraquiasmáticos hipotalâmicos (NSQ), sincroniza o tempo dos relógios periféricos no fígado, intestino, pâncreas e tecido adiposo através de diversas vias neurais e hormonais. Será que o circadiano é capaz de influenciar o metabolismo? Por quê? A desalinhamento deste sistema de cronometragem circadiana de ritmos comportamentais externamente impostos (exposição à luz/escuridão; sono/vigília; repouso/atividade; alimentação/jejum) – Continue lendo

Função Cognitiva e Exercício Físico

Função Cognitiva e Exercício Físico

Olá tudo bem? Antes de tudo precisamos entender como funciona a cognição e seus mecanismos. Então antes, vejamos alguns conceitos. O hipocampo é uma estrutura localizada nos lobos temporais do cérebro, que são os relacionados com a memória. Essa mesma estrutura, o hipocampo, tende a ser mais responsiva a plasticidade neural induzida pelo exercício físico. Dentre outras funções, pode proporcionar adaptações em outros aspectos como em neurotransmissores (serotonina e dopamina) e receptores. Mas o que é a neurogênese? A neurogênese é definida como um processo Continue lendo

Para que serve a Relação Cintura/Estatura (RCE)?

Para que serve a Relação Cintura/Estatura (RCE)?

Olá tudo bem ? Hoje vamos falar sobre a relação cintura/estatura A relação cintura/estatura, nada mais é do que a razão entre o perímetro de cintura, dado em centímetros, pela razão da estatura, também dada em centímetros. Sendo assim estabelecida a razão cintura/estatura desta forma:   RCE= perímetro de cintura (cm) / estatura (cm)   Vários métodos para avaliação nutricional estão descritos na literatura, e os métodos convencionais têm sua utilização preconizada pela praticidade, baixo custo e precisão diagnóstica. Nesse grupo destaca-se a antropometria, e Continue lendo

ACÚMULO DE LACTATO DURANTE O TREINAMENTO DEPENDE DO QUE?

ACÚMULO DE LACTATO DURANTE O TREINAMENTO DEPENDE DO QUE?

ACÚMULO DE LACTATO DURANTE O TREINAMENTO DEPENDE DO QUE? Inicialmente, exercícios com pesos eram caracterizados como predominantes em metabolismo glicolítico e fosfagênico, relacionando formas de execução do exercício com a intensidade do esforço e verificando variáveis fisiológicas na compreensão de respostas bioquímicas e metabólicas ao treinamento proposto. Contudo, esses estudos apresentam informações resultantes de diversas circunstâncias de treinamento, com diversas combinações de prescrição. Sendo assim, as respostas obtidas dessas avaliações, que deveriam direcionar programas de treinamento, apenas levam a uma maior variedade de formas de Continue lendo