Efeitos do álcool e privação de sono nas mudanças de humor e respostas hormonais e inflamatórias

Efeitos do álcool e privação de sono nas mudanças de humor e respostas hormonais e inflamatórias

O desempenho humano é influenciado diretamente por fatores biológicos e comportamentais. Hoje aqui no blog vou falar sobre a relação entre dois deles: consumo de álcool e privação de sono. Um artigo – do qual sou um dos autores – publicado em dezembro no The Chinese Journal of Physiology comparou os efeitos isolados e combinados da ingestão de bebida alcoólica e privação do sono em mudanças no estado de humor e nas respostas hormonais e inflamatórias de homens adultos saudáveis. O estudo selecionou apenas indivíduos Continue lendo

Atividade física e exercício físico não são sinônimos!

Atividade física e exercício físico não são sinônimos!

Algumas pessoas acreditam que tecnologia e rotas metabólicas são os pontos mais relevantes na hora de falar sobre exercício físico. Claro que saber sobre isso faz a diferença, mas não é o mais importante não. A visão geral sempre me parece mais lógica para o sucesso profissional. Infelizmente, por causa desse tipo de postura, uma das coisas que mais tenho visto ultimamente são erros básicos. Sim, bem básicos! Mas erros são erros… Quer exemplo de um erro muito comum? Ver gente falando sobre atividade física Continue lendo

Volume, frequência e intensidade: como manipular essas variáveis de forma inteligente?

Volume, frequência e intensidade: como manipular essas variáveis de forma inteligente?

Treinamento físico requer propósito e disciplina. O sujeito precisa saber aonde quer chegar e manter o foco nisso. O caminho é sempre longo e difícil, mas, de maneira geral, todas as sessões de exercícios dependem diretamente de três variáveis: volume, frequência e intensidade. São conceitos básicos que precisam estar em equilíbrio entre si para garantir resultados melhores. Mas o que é estar em equilíbrio? Como manipular com inteligência essas variáveis dentro do processo de treinamento? Antes de tudo, é importante relembrar cada uma delas: Leia Continue lendo

Alongamento: você tem feito?

Alongamento: você tem feito?

Tenho visto por aí muita gente deixando o alongamento de lado. Logo ele, que deveria ser uma prática diária na vida de todo mundo – até mesmo daqueles que não fazem nenhum tipo de treinamento. Alongar faz bem!   Vou explicar porquê: nossa musculatura se contrai durante as ações normais do cotidiano e, muitas vezes, acaba encurtando por causa da má postura. E não estou falando especificamente dos elementos contráteis, mas sim dos não contráteis! Fazer alongamento reduz o estresse muscular causado por trabalhos repetitivos Continue lendo

Um teste rápido para verificar a desidratação

Um teste rápido para verificar a desidratação

Praticar exercícios físicos em ambientes quentes e úmidos leva o indivíduo a alterações fisiológicas importantes. A capacidade termorreguladora torna-se insuficiente, apresentando riscos para a hipertermia (elevação da temperatura corporal) – o que pode causar sérios danos à saúde do atleta (Silami-Garcia e Rodrigues, 1998). Quanto maior a temperatura corporal, maior será a sudorese na tentativa de evitar calor excessivo ao organismo (Cheuvront e Swaka, 2006). Um déficit hídrico reduz o desempenho do atleta e causa complicações térmicas (ACSM, 1996). A principal e mais frequente é a Continue lendo

Atividades esportivas na infância: quanto mais cedo, melhor

Atividades esportivas na infância: quanto mais cedo, melhor

A prática esportiva é muito importante para o desenvolvimento das crianças. E um estudo feito no Brasil em parceria com pesquisadores dos Estados Unidos e Austrália mostrou que quanto maior for a participação no esporte e nos exercícios de locomoção nos primeiros anos de vida, maior a probabilidade da criança seguir praticando atividades nos anos seguintes. O que isso quer dizer? Que estimular cedo as atividades esportivas (adequadas) na infância impacta positivamente, a curto e longo prazo, na qualidade de vida e no combate a Continue lendo

Divisão de treinamento na musculação

Divisão de treinamento na musculação

Depois do treino de musculação, os músculos precisam de um período de descanso para se restabelecer. É assim que funciona o processo de hipertrofia: com estímulo e pausa. As microlesões na musculatura, as reservas energéticas e outros processos podem demorar de 48 a 72 horas entre as sessões de treino para se recuperar. Nesse intervalo, é fundamental dormir bem e alimentar-se adequadamente. Já falei isso aqui no blog né? Leia mais O que você precisa saber sobre hipertrofia Pois bem, é por isso que é importante Continue lendo

Precisamos falar sobre obesidade

Precisamos falar sobre obesidade

Obesidade é um assunto muito sério e já faz tempo que quero escrever sobre isso aqui no blog, porque nada melhor do que a Internet para dar alcance a um tema tão importante. A doença é multifatorial e precisa ser tratada em vários aspectos – inclusive a questão emocional. Não é um problema estético. É saúde pública. Virou epidemia mundial. Lidar com o preconceito e os estigmas sociais torna tudo ainda pior. Vou explicar o efeito do sobrepeso no corpo: Os indivíduos obesos têm acúmulo Continue lendo